segunda-feira, 5 de outubro de 2009

XENA: ÍCONE LEZ?

Xena
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Xena
Morada Anfípolis, Grécia Grécia

Xena é a personagem principal na série de TV norte-americana Xena: Warrior Princess e uma personagem secundária em Hercules: The Legendary Journeys, a personagem foi interpretada pela atriz neozelandesa Lucy Lawless[1] e em algumas ocasiões por Hudson Leick,[2] há ainda a atriz mirim Renee Schuda interpretando a jovem Xena. Xena apareceu primeiro em Hercules: The Ledendary Journeys, em três episódios que ficaram conhecidos como a Trilogia Xena como uma sedutora e malvada guerreira, os episódios mostram a evolução de Xena de uma malvada vilã[3] até uma grande amiga e aliada de Hercules, mesmo o objetivo de Xena já tendo sido alcançar a morte de Hercules em batalha.

A própria série de Xena mostra a guerreira tentando redimir-se de seu passado violento usando suas habilidades incomuns para ajudar os fracos e defender os oprimidos, muitos momentos do sombrio passado de Xena foram sendo mostrados durante a série em flashbacks ocasionais, na sua busca por redenção, Xena é ajudada por uma moça chamada Gabrielle, que se tornou sua melhor amiga e confidente.
Índice

* 1 Criação e concepção
* 2 Historia Anterior
o 2.1 Nascimento e juventude
o 2.2 Início de Xena nas batalhas
o 2.3 César e a crucificação
o 2.4 Lao Ma e o poder
o 2.5 Akemi e as 40.000 almas
o 2.6 Alti e as Amazonas
o 2.7 Os Centauros e a morte de Bórias
o 2.8 Odin e as Valkirias
o 2.9 Hércules e a redenção
* 3 A Nova Vida
o 3.1 Gabrielle, a alma Gêmea
o 3.2 Eva e o crepúsculo dos Deuses
o 3.3 A morte da guerreira
* 4 Curiosidades
* 5 Habilidades e Dons
o 5.1 Estilos de Combate
o 5.2 Poderes Sobrenaturais
* 6 Na cultura popular
* 7 Referências
* 8 Ver também

Criação e concepção

Xena: Warrior Princess tem sido referido como um fenômeno cultural e pop-ícone feminista.[4] O caráter da influência tem inspirado interesses acadêmicos, tais como Judith, Sexual Warrior, é também considrada um símbolo da força e poder feminino. O tema foi também colocado no seu contexto histórico e cultural mais vasto, e o conjunto de personagens tem servido como foco de vários artigos na Revista de Cultura Popular[5]

A própria série se tornou frequentemente referida em video games, quadrinhos e televisão, e tem sido freqüentemente imitado, a própria Lucy Lawless tem participado em várias paródias, e acrescentando sua voz para algumas animações sobre o personagens. Xena: Warrior Princess inspirou muitos personagens de ação, como Buffy, a caça Vampiros, Max de Dark Angel, Sydney de Alias, a Noiva de Kill Bill, e o criador da noiva, Quentin Tarantino é um grande fãn de Xena[6]

Xena tornou-se um sinônimo de força feminina e é comumente usado em revistas artigos e opiniões em filmes. Por exemplo, o filme Rei Arthur foi comparado com Xena num certo número de opiniões.[7] A série também foi referida e mostrada em inúmeros outros trabalhos, como filmes, séries e animações, e influenciou a astronomia e as redes de computadores pelo mundo.
Leia + no Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário